14/11/2023 0 Por Murilo Frizanco

Hoje assisti pela primeira vez um pouco de novela turca. Alguns poderiam perguntar porque eu fiz isso. Asseguro que não foi por recreação, mas por estudo. Se eu não expandir meu repertório cultural acima da sociedade em que eu vivo e que está produzindo pessoas com sérios problemas de saúde mental, eu nunca vou conseguir tirá-las desse lodo.

No caso da novela turca que vi existem dramas éticos profundos e uma visão de matrimônio muito menos sexualizada. É muito diferente das nossas.

As novelas da Globo são basicamente um palco para prostitutas e palhaços (falo dos personagens e não dos atores como pessoa) onde todos os personagens são piadas de algum tema importante para a maturidade ou homens e mulheres centrados em sexualidade sob pretexto de paixão ou carência. Todo roteiro segue a mesma ladainha.

E curiosamente o material turco tem uma qualidade, inclusive técnica e narrativa, bem superior a novelas mexicanas que geralmente não passam de uma versão mais amadora e barata das novelas da Globo.